14 de março de 2012

5 Filmes sobre Crianças Especiais

Venho hoje com um Top 5 sobre filmes que TODO MUNDO DEVERIA ASSISTIR!

Podem ser taxados de filmes educativos, filmes para faculdade e faculdade de psicologia tá! Porque se vc faz qualquer outro curso e o professor passar algo do tipo, os alunos saem da sala, afinal se "quisessem saber sobre 'esses assuntos' teriam feito psicologia, não fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem etc..." Santa ignorância! Tadinhos... Enfim...

A verdade é que são muito mais que isso. São filmes que falam sobre a vida que nem sempre ou nunca é só flores e perfeição, falam sobre pessoas maravilhosas que podem e deveriam cruzar nossas vidas, pois nos ensinam muito melhor que qualquer professor do mundo! E é nessa "imperfeição" que conseguimos aperfeiçoar o lado bom de ser humano. Só assim aprendemos o verdadeiro amor, o verdadeiro perdão, o dedicar-se ao outro por amor, o superar, o aprender com a mais pura e frágil alma.


Este Top 5 fala então sobre Filmes sobre Crianças Especiais... Agora entendo porque são chamadas de "Especiais", e não é porque têm alguma "deficiência" ou limitação, afinal, todos nós somos limitados em algo, inclusive na capacidade de amar, principalmente os diferentes de nós... é porque vêm para mudar nossas vidas, e elevar nosso espírito, nos ensinar a essência do servir, a pureza do amar e a inocência que perdemos há tempos. Você vai entender após ver estes filmes.


Escolhi estes porque foram os que EU assisti, mas existe uma lista enorme de filmes desse gênero. Veja AQUI.

 1. O oitavo dia - filme francês de 1996 que trata sobre Síndrome de Down. AMO esse filme! Ele conta a história de Harry, um empresário que passa por problemas pessoais e familiares, anda muito estressado, foi abandonado pela esposa e filha, e por conta disso vive deprimido e só pensa em trabalho... um homem amargo. De outro lado há Georges, um jovem com Síndrome de Down que ama chocolate e está sempre de bom humor! Um dia essas duas vidas se cruzam, quando Harry, ao sair dirigindo sem rumo, desiludido da vida, quase atropela Georges no meio da rua. Ele presta socorro ao garoto colocando-o no carro e tentando levá-lo de volta pra casa... mas Georges não quer mais largar de seu novo amigo. Assim começa uma jornada de amizade, pureza e muito aprendizado...


2. A Cor do Paraíso - filme iraniano de 1999 que trata sobre a cegueira. Maravilhoso! Conta a história de um garotinho cego, Mohammad, que vem de uma família pobre. Seu pai é viúvo e mora com a avó e as irmãs do garoto. Mohammad vive em um colégio interno só para crianças cegas. Quando chegam as férias cada criança vai para sua casa, mas o pai de Mohammad não aparece para pegá-lo, alegando que não tem como cuidar de um garoto cego, é muito difícil para ele, além disso, tem medo que o menino atrapalhe a realização de seu casamento que está sendo arranjado com uma moça de família tradicional islâmica, já que nessa cultura, filhos que nascem com alguma deficiência são um sinal de "maldição" na família. Mas o menino é muito amado pela avó e pelas irmãs, com as quais se diverte muito, e ainda quer ir à escola com as irmãs. Seu pai o proíbe por medo que as pessoas saibam que ele tem um filho cego (vergonha para o pai) e acaba mandando o garoto para morar e aprender carpintaria com um carpinteiro também cego... O desenrolar da história ao mesmo tempo que é bonito, é triste, porque é triste ver quando um familiar não sabe lidar com a dificuldade da criança, mesmo ela sendo brilhante em outras coisas, não conseguem 'enxergar' ironicamente isso e muitas vezes sentem vergonha dessa criança, e elas sentem...


3. Como estrelas na Terra - Toda criança é especial - filme indiano de 2007 que trata sobre a dislexia. Um dos melhores filmes que já vi na minha vida e que recomendo para todo ser humano! Principalmente pais e educadores. Ishaan é um menino de 9 anos com dificuldades de aprendizagem. Apesar de ser muito criativo e adorar desenhar, todos de sua sala de aula conseguem resolver problemas de matemática, ler, escrever e só ele que não consegue. É o que pensa. Sempre reprovando, sempre levando "carco" de professor, dos pais... Tachado de preguiçoso, burro, desleixado e comparado ao irmão que é muito inteligente, Ishaan vai perdendo a vontade de estudar, de ir para a escola e começa a acreditar em seu fracasso. Até que um dia chega um professor substituto de Artes, e começa a perceber que o problema do garoto é a dislexia. Sabendo disso, o professor vai trabalhando de uma maneira especial com o garoto, levantando seu ânimo e mostrando que ele é tão capaz quanto qualquer outra criança. É legal porque acredito que é um dos problemas mais comuns enfrentados não só por crianças como também por adultos. A dislexia está sendo difundida há pouco tempo e muitos ainda desconhecem ou não sabem lidar com isso. O filme ajuda MUITO! E veja aqui uma lista de 70 famosos como dislexia. 


4. Forrest Gump: O contador de histórias - filme americano de 1994. Não trata de uma afecção específica, apenas de um garoto/homem que é mais "lento" e inocente que o comum, de QI baixo. No entanto, seu jeito   todo especial o leva a participar "por acaso" de diversos fatos históricos dos EUA. Não vou ficar explicando porque com certeza você já assistiu esse filme, e se não assistiu ASSISTA, é muito bom. O legal do filme é reparar como muitos o estigmatizam de "tonto", quando na verdade ele é uma eterna criança, puro, inocente e com uma capacidade de amar e perdoar perfeita! Enquanto uns o enxergam como "bobo", ele mostra que é sim mais gênio, apesar de toda sua "dificuldade". Um super superador de problemas. Assisto esse filme pelo menos uma vez por ano.

5. Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador - filme americano de 1993, trata indiretamente do autismo. Nesse filme a história não gira em torno do autista, Arnie (Leonardo DiCaprio) e sim de seu irmão, o jovem Gilbert (Johnny Depp), que após a morte do pai, passou a ter a responsabilidade de sustentar e cuidar da família composta por uma mãe extremamente obesa que não consegue parar de comer desde a morte do marido, duas irmãs "excêntricas" e do irmão mais novo Arnie, autista. A vida não é fácil para Gilbert e apesar de tudo ele precisa aprender a lidar principalmente com o irmão, pois necessita de cuidado e atenção especiais. Após a chegada de uma linda e compreensiva moça, a vida de Gilbert começa a mudar. Mas o foco aqui é Arnie, o jovem autista. É legal observar como ele é tratado pelas diversas pessoas (mãe, irmão, pessoas de fora) e ver a dificuldade de cuidar de uma criança/adolescente com autismo, mas ao mesmo tempo mais uma vez tentar observar a beleza peculiar que essas crianças trazem à vida! Você consegue enxergar?

Como disse, sei que existem muitos outros filmes igualmente ou mais legais e interessantes que esses, mas quis falar daqueles que já assisti (afinal, para recomendar tinha que ter assistido né!).

Queria avisar que se você é chorona ou chorão como eu, vai se desmanchar nesses filmes. Fazer o que! É bom chorar de vez em quando, e nesse caso as lágrimas serão sinal de que aquilo verdadeiramente entrou em seu coração.

Vou finalizar com um diálogo do filme "Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" entre o pai e o professor de Ishaan (o garoto com dislexia):
_________________________________________

Pai de Ishaan:
_Minha esposa andou navegando na internet. Ela leu tudo sobre dislexia. Gostaria que você soubesse- falou  o pai de Ishaan com orgulho.

Professor:
 _E por quê? - o professor perguntou.

Pai de Ishaan:
_Para que você não pense que não nos importamos.

Professor:
_Importar-se. Isso é essencial. Tem poder de curar feridas. Um bálsamo para a dor. A criança se sente querida. Um abraço, um beijo de afeto aqui e ali. "Filho eu te amo". "Se você tem medos, venha aqui". "Se você cair, falhar, estarei ao seu lado". Segurança. Carinho. ISSO é importar-se, não é? É bom saber que vocês PENSAM que se importam.

O pai ficou envergonhado e disse que precisava ir, mas antes dele sair, o professor perguntou:

_Por acaso a sua  esposa leu sobre as Ilhas Salomão na internet?

Pai de Ishaan:
_ Não sei.

O professor explicou:
 _Nas ilhas Salomão quando os nativos querem parte da floresta para agricultura eles não cortam as árvores. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Ela morre sozinha.
_________________________________________


Tenham cuidado para não fazer com as crianças a mesma coisa que os nativos fazem com as árvores...


E para terminar de verdade eu deixo este clipe que resume um pouco o que disse:


Beijocas!

4 comentários:

  1. @Sandra Muito obrigada, Sandra! Vou dar uma olhada no Agrega Pais.

    ResponderExcluir
  2. Pense num cara que não conseguia ler as legendas de tanto chorar....Filme - (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial)

    ResponderExcluir
  3. Qual é o clipe?? Não consigo acessar. Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...