11 de setembro de 2012

11 de Setembro... no Chile

Todos sabem e se lembram da tragédia de 11 de setembro nos EUA, a potência. Mas quantos de vocês sabem do 11 de setembro do Chile? Em que americanos foram responsáveis pela tortura e assassinato de mais de 30 mil pessoas??? Assistam...







Um filme chamado "11 de Setembro" (de origem franco-britânica), dirigido por Ken Loach, faz parte de uma mostra de 11 curta-metragens com duração total de 11 minutos. É interessante que cada curta foi encomendado para um diretor consagrado diferente, assim a cada diretor foi dada a liberdade de mostrar sua visão da tragédia ocorrida em 11 de setembro de 2001, nos EUA.

Dentro do curta, o diretor britânico Ken Loach optou por mostrar em seu próprio curta-metragem, uma outra tragédia ocorrida em um 11 de setembro: o violento golpe de Estado dado por Augusto Pinochet que, apoiado pelos EUA , destituiu o governo de Salvador Allende que foi assassinado pelos bombardeios estadunidenses ao palácio presidencial. O que torna ainda mais interessante 11 de setembro são as mesclas de eventos que aconteceram nesse dia e as colagens feitas a partir dos outros curtas que o diretor solicitou aos amigos de profissão.

Ken Loach ao mostrar-nos o 11 de setembro chileno, relembra a atitude nada “democrática” do governo dos Estados Unidos ao derrubar um governo eleito legitimamente. É importante observarmos que após o ataque a Nova Iorque esse mesmo governo falava da ameaça à democracia representada por países considerados “terroristas”.
(Fonte: mst.org)




Veja também:
11 de setembro por Ken Loach


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...