17 de junho de 2013

Como tirar cheiro de alho das mãos

Estava eu no shopping em uma loja de variedade de produtos para a casa e fuçando por lá vi um "sabonete" de aço inox que promete tirar o odor de alho e cebola das mãos... Achei muito legal, já que é super desagradável terminar de preparar o almoço ou o jantar e depois ir fazer carinho no marido com aquela mão cheirando a alho!


Aproximei mais o olhar e o bonito do "sabonete" custava mais de 30 reais!!! Deixei pra lá, e amei o cheirinho de alho nas mãos. Brincadeira :) nem tanto

Alguns dias depois eu estava cozinhando e cortando alho quando lembrei do dito cujo do "sabonete" e fiquei pensando:

"Ele não era nada além de um pedaço anatômico de aço inox..." AÇO INOX!

Em seguida pensei:

"Caramba, a cuba da minha pia da cozinha é de aço inox! Meus talheres são de aço inox! O que pode ter de diferente? Vamos tentar!"


A cuba da minha pia da cozinha é igual a essa, então
esfrego as mãos bem nessa divisão entre as duas.
Então, após cortar todo o alho apenas molhei minhas mãos na torneira e comecei a esfregar os dedos na pia de aço inox. Não é que depois de alguns segundos esfregando a mão na pia não havia mais NENHUM RESQUÍCIO DE CHEIRO DE ALHO!!! Deu certo! Ainda não tentei com a Cebola, mas deve ter o mesmo resultado.


Portanto minha dica é a seguinte:      
Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos faça isso: debaixo da água corrente da torneira da pia, esfregue seus dedos (sua mão) na cuba de aço inox da sua pia, ou ainda esfregue os dedos e as mãos em uma colher de aço inox. Molhe bem as mãos (não use sabão, só água) e logo em seguida verá que suas mãos já não tem mais cheiro algum!

Pesquisando agora na internet vi que o tal sabonete pode custar de 9 a 100 reais! E encontrei a explicação do porquê o aço inox tira esses odores das mãos... Resumidamente, é porque o aço inoxidável catalisa a oxidação dos ácidos e do enxofre. Veja uma explicação quimicamente mais detalhada aqui.

A indicação para o uso do sabonete é a seguinte: deve-se lavar primeiro as mãos com um sabão ou sabonete comum, enxaguar para tirar a espuma e, debaixo da água corrente, esfregar o sabonete inox com as mãos, passando-o em todas as partes, inclusive entre os dedos, por cerca de 30 segundos.

Me diga se funcionou pra você ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...