26 de junho de 2012

5 imaginações malucas da adolescência

Continuando o Top 5, lembrei-me de mais 5 imaginações malucas minhas, só que agora na pré-adolescência e adolescência. Para quem não viu o "5 imaginações malucas de criança", veja AQUI.

Leia, e depois me fale se você também tinha alguma imaginação maluca do tipo. Se não vou me sentir uma "Carrie: a estranha"...





Essa era minha sala de aula perfeita:
"Cada um no seu quadrado".
Que frieza de menina!
1. Isolada na sala de aula (dos 8 aos 11 anos) - quando a maioria das crianças reclamam de ser isoladas das outras, eu queria é ficar isolada. Da maneira mais literal! Enquanto em sala de aula, eu ficava imaginando como seria ótimo se cada aluno tivesse sua cabine de vidro. Dentro dessa cabine você teria tudo o que precisava: caderno, livros, lápis, borracha etc... Você poderia apertar um botão para falar com sua professora, como que em um "interfone". Assim um aluno não interferiria no outro, e cada um fazia tranquilamente suas coisas dentro das cabines sem ser importunado por ninguém.

No fundo sempre preferi ficar mais isolada.
Acontece que hoje ainda sou assim. Não gosto que ninguém me assista fazendo meu trabalho (escrevendo, pintando, costurando...). Me sinto pressionada e não consigo fazer nada! Sempre que podia, na escola quando a professora passava um trabalho, perguntava se podia entregar no outro dia, se ela dissesse que sim, eu nem fazia mais nada em sala de aula, só dava uma enrolada e terminava sossegada em casa, tentando caprichar o máximo possível no trabalho. Um defeito meu é não saber trabalhar muito bem em grupo. Nessa época, quando a professora passava um trabalho em grupo, muitas vezes eu preferia fazer o trabalho sozinha e colocar o nome dos outros participantes do grupo, do que dividir a tarefa e o trabalho ficar "meia boca". Sabia que eu ia dar o máximo de mim e do meu capricho, quando muitos fariam qualquer coisa rápida só pra entregar o trabalho. Isso me deixava louca! Mesmo com 9 ou 10 anos, quantas vezes fui dormir mais de 2 da manhã para deixar minha "maquete de isopor" perfeita! Acredito que isso seja um defeito e uma virtude.

Na minha imaginação, a sala de aula também
poderia ser assim. Que mal teria??? 
2. Relaxar em sala de aula (dos 11 aos 13 anos) - Nenhuma criança ou adolescente (ou adulto) morre de amores por levantar cedo. Levanta porque precisa, e depois muitos ficam "morrendo" em sala de aula. Tinha dia que eu ficava tão sonolenta e "morocochô" em sala de aula que imaginava e desejava do fundo do coração que no lugar de carteiras existiam camas! É, camas!!! (gente, eu adoro camas em lugares inusitados né! Acho que amo dormir, isso sim... Garfield) Imaginava cada aluno escrevendo deitado em sua cama, e quando desse um soninho, tirava um cochilinho (ah tah!)...


Era assim que queria estudar em sala de aula.
Queria "mai nada"  também né!
Bom, desde sempre nunca gostei de acordar cedo, minha cronobiologia é de hábitos noturnos (um morceguinho). Fico numa boa trabalhando até 5 da manhã, mas quero dormir até meio dia! Sempre acordei cedo minha vida inteira! Desde a 1ª série, aos 7 anos, até a faculdade. Para ir ao estágio acordava todos os dias 5:30 da manhã, mas às 21:30 estava roncando na minha caminha! Preciso dormir, do contrário fico mau humorada, atrapalhada, desatenta, desconcentrada... é uma m#$%. Então, se for preciso acordo cedo sim! Mas durmo bem cedo também. Porém, não gosto nem um pingo de acordar cedo e prefiro a madrugada para trabalhar. Fico mais quieta, mais sozinha, mais concentrada. Mais isolada... o_O


** To chegando à conclusão que eu sou um ser estranho que precisa de psicólogo... Freud Explica.

Durante o banho, imaginava que um sapo sairia do ralo,
ou uma pessoa me espreitava.
3. Um sapo vai aparecer no ralo!!! (dos 13 aos 14 anos) - Tá, é bem estranho, mas eu imaginava isso... Sempre que ia tomar banho e lavava o cabelo, precisava ficar com os olhos fechados para tirar o shampoo etc... Esse tempo de olhos fechados debaixo do chuveiro eram aterrorizantes para mim. Imaginava que a qualquer momento um sapo ia sair do ralo do banheiro e subir no meu pé!!! Quando não suportava mais o pensamento, limpava os olhos na toalha rapidamente e os abria, para me certificar de que não havia sapo nenhum ali. O sapo só era o pensamento mais frequente, porque também imaginava que alguém (uma pessoa) estaria ali do meu lado, e da mesma forma precisava rapidamente abrir os olhos!!! Eu heim...

4. Um tiro vai me acertar (dos 14 aos 15 anos) - Louca de pedra! Do nada, às vezes quando estava sentada ou parada em algum lugar, imaginava que um tiro entraria por alguma janela e me acertaria. Eu sentia como se fosse acontecer mesmo! E pensava: "É agora, agora, agora, agora..." Da mesma forma do sapo, quando o pensamento de que o tiro viria estava insuportável, eu desviava o corpo, para o tiro não pegar em mim... Pode isso?!
De vez em quando ficava tensa, acreditando que
um "tiro" me acertaria em qualquer lugar

Esse tipo de pensamento tive mais duas vezes de forma a interferir na minha vida:

Uma vez havia ganho ingressos para assistir ao filme G.A.T.A.C.A. no cinema. Minha mãe se prontificou a ir comigo e com uma amiga minha. Na época tínhamos uns 14 anos. Minha amiga foi até minha casa para irmos ao cinema, mas quando estávamos no ponto de ônibus na esquina da minha casa encanei que não queria mais ir de jeito nenhum... era um sentimento estranho, ruim, que me incomodava. Eu só não queria ir sem saber o por quê. Acabamos dando meia volta e voltando pra casa.

Outra vez, com uns 17 anos, minha escola fez uma excursão para a Pinacoteca em São Paulo. Eu adorava arte e fiquei muito feliz em ir. Mas um dia antes me deu o mesmo sentimento estranho de não querer ir. Como que se eu fosse algo aconteceria... Acabei dando uma desculpa qualquer, passei meu lugar para outra pessoa e não fui...

Vocês podem rir, mas quando eu tinha uns 7 ou 8 anos acordei para ir à escola e simplesmente não quis ir, sem ter motivo algum, aquele mesmo sentimento, só não queria ir. Minha mãe deixou, pois eu nunca faltava e nunca pedia para não ir, ela estranhou e deixou que eu ficasse em casa. Quando foi mais tarde, vi um alvoroço na minha rua e disseram que o ônibus escolar que me levava e trazia da escola havia colidido de frente com um outro ônibus duas quadras para cima da minha casa...

** To falando... Maluca!

O Epitáfio estava sempre comigo quando
andava sozinha (ou acompanhada) pelas ruas.
5. Amigo imaginário (dos 15 até os dias atuais o_O) - Pois é... O Epitáfio é meu "amigo imaginário". Ele surgiu da seguinte forma:

Aos 15 anos passei a estudar à noite e sempre, SEMPRE que eu passava embaixo de um poste de luz no caminho de casa, a luz se acendia ou se apagava (e não eram aqueles postes que acendem e apagam o tempo todo). Então comecei a dizer que era meu amigo "Epitáfio" que acendia a luz pra eu passar ou apagava... E comecei a "pedir" à ele na brincadeira, assim: quando passava debaixo de um poste aceso eu dizia "Apaga a luz Epitáfio" e logo em seguida ela se apagava. Ou o contrário: "Acende a luz Epitáfio", e ela se acendia... Era batata! Tudo bem, poderia ser coincidência, mas a coincidência me procurava! Achava engraçado, mas levava numa boa, brincadeira.

Certo dia estava voltando de um baile com duas amigas e avistei o poste de longe que estava aceso desde que o avistei. Contei então para minhas amigas sobre o Epitáfio, que ele acendia e apagava as luzes dos postes para mim, principalmente quando eu pedia... Elas riram bastante de mim, então, quando chegamos perto do poste eu disse: "Quer ver?... 'Apaga a luz, Epitáfio'..." E na hora que terminei de dizer a luz se apagou!!!! Preciso dizer que as duas saíram correndo e gritando no meio da rua?! Até eu me assustei, mas não saí correndo, nem gritei. (É... minha amiga que estava presente no dia acaba de me lembrar de que eu corri sim, e corri muito! Kkkkk)

Até hoje, quando uma luz de poste se acende ou se apaga quando passo debaixo dela, digo que é meu amigo Epitáfio brincando comigo, ou dizendo pra mim que está por perto, pra me proteger.

Talvez eu o tenha criado como uma forma de proteção, pois ia e voltava sozinha da escola à noite.  Como se alguém dissesse: "Fique tranquila. Eu estou com você" e me desse sinais disso.
_______________________________

Essas foram as 5 imaginações malucas da minha adolescência e pré adolescência (e vida adulta também...). E como puderam ver, um pouco mais sérias do que as imaginações de criança.

Se tiver algum psicólogo, psicanalista ou psiquiatra aí que quiser me analisar, fique à vontade!

"De GÊNIO e LOUCO todo mundo tem um pouco..."


4 comentários:

  1. oi!ñ,v ñ é a unica!!!o pensamento nº4,esta ficando fraco!como assim?antes eu consguia saber se algo ia dar certo u errado e etc.,mas agoa ñ muito,é como se eu tivesse perdendo isso!!!ah!e eu tive amigo imaginario,mas agora ñ,eu tinha um chamado "Anjinho",bom,pra mim era um anjinho que decia do céu pra nadar na minha piscininha comigo e apostar corridas na mesma.eu apagava,e ainda apago postes.mas isso apenas acontece quando eu esqueço que posso fazer isso!vai ver que eu devo ter um Epitáfio junto comigo quando saio 18:20 da escola!kkkkkkk mas agora que estou de ferias e na csa da minha mãe,vou tentar ver se o Luigi (agora o anjinho tem um nome),ou eu mesma apago algum poste! ;)me add no msn? gaby.nirvana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Está adicionada, Gaby... que bom saber que existe mais pessoas como eu!!!

    ResponderExcluir
  3. No banho eu ainda fico imaginando aranhas, sempre aranhas, não sei se por filme, sempre que lavo os cabelos, olho pra todos os cantos, mas mesmo assim, quando fecho os olhos eu tenho a impressão de que alguma aranha vai aparecer. Quando ao do poste é estranho que comigo acontecia a mesma coisa, e me acompanhou até a faculdade...mas eu já achava que era um fantasminha que me acompanhava kkkkkkkkkkkkkkkk...bjsss

    Vanessa Lua http://etceblau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. me identifiquei com você em algumas coisas... Tipo a história de ficar isolada e relaxar na sala de aula, achar que algo de ruim vai acontecer comigo e também essa história de não ficar com os olhos fechados quando vou ao banheiro, mas isso é porque eu penso, às vezes, que alguém está me observando...É estranho! Também não gosto de acordar cedo... é muito ruim estudar de manhã!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...