27 de junho de 2013

A escolha do nome de um Bebê

Desde que sabemos da notícia que estamos grávidas já começamos a pensar em nomes, tanto de menina quanto de menino. E foi assim comigo. Na verdade eu nem queria pensar muito antes dos 3 meses de gravidez, porque havia passado por uma gestação anembrionada (depois falamos disso) alguns meses antes. Tinha um certo receio. Mas depois dos 3º mês minha cabeça não parou de pensar um segundo!



As sugestões vem de todos os lados: mãe, pai, sogra, sogro, cunhada, amigos... Todos tem um nome adorado para que coloquemos em nossos filhos. Às vezes até esquecem que são NOSSOS filhos e não deles, não é mesmo? Mas coitados, antes de nós mamães nos irritarmos com algumas sugestões que são quase imposições, temos que compreender que essas pessoas, geralmente nossos pais, sogros e cunhadas também estão tão felizes e empolgados com a chegada de um bebê na família (um neto, um sobrinho) que às vezes acabam se excedendo nas "sugestões", que se tornam: "Ah! Se for menina coloca Fulana!!!" ou "Você tem que colocar Beltrana!", ou ainda "Não. Se for menino vai ter o nome do tio avô que morreu..." (aquele tio avô que você nem nunca conheceu). Porém, não sejamos grossas com eles (como já vi algumas mães dizendo por aí que tem que dar patada mesmo nesses intrometidos).

Apesar de tudo isso, temos que ser compreensivas com nossos parentes, que também estão muito empolgados e felizes e só querem, no fundo, ajudar, participar, compartilhar... porque somos queridas para eles. No fim quem vai decidir mesmo são você e seu marido. Então relaxa. Maaaaas, se a coisa fugir do controle e começar a ter intromissão demais e falta de respeito das outras partes, você vai ter que se impor, com toda educação, mas se imponha.


Vejo histórias como a da minha mãe, a da avó do meu marido e de bastante gente dessa época que acabavam colocando o nome de seus filhos por imposição de terceiros. Que triste! Não davam liberdade para a própria mãe pensar no nome dos filhos. Vinha uma tia do seu marido e te dava três opções de nome que ELA escolheu, e você escolhia entre essas três. Ou o pai ia lá e registrava os nomes que ele escolheu, a mãe nem tava sabendo direito que nomes foram escolhidos.

Voltando...

A escolha do nome de um bebê, na minha opinião é de extrema importância. Acredito que o nome influencia na personalidade. É uma marca que você vai imprimir nesse ser humano pro resto da vida dele! Olha que responsabilidade!

Se o nome não fosse algo importante, um anjo não viria até Maria e diria à ela QUAL NOME ELA DEVIA DAR AO SEU FILHO, Yeshua. Existem ainda outros relatos onde um ser desce do céu para dizer o nome que aquela criança DEVERÁ ter. Então, minhas caras, é importante!

Pensando tanto nisso, eu não me decidia NUNCA!!! Ai como é difícil! Mas daí pude refinar mais a minha busca. Descobrimos que estávamos esperando uma MENINA! Porém continuou difícil pra mim. Meu marido me dava 1001 opções, e eu não gostava de nenhuma. Até que ele me deu carta branca pra colocar o nome que eu quisesse kkkkk. Nem assim eu me decidia.

Fiquei dias e dias em listas e mais listas de nomes. Passei por mais de mil nomes, e nada. Nada me agradava tanto assim. Eu queria algo diferente sem ser esdrúxulo. Mas os nomes que eu achava bonito já tinham caído tanto no popular...

Não que eu não goste, pelo contrário, eu acho lindo nomes como Sophia, Valentina, Lorena, Olívia... Mas eles estão pipocando por aí, tanto que hoje em dia é mais difícil você encontrar uma garotinha que se chame Maria do que Valentina.

Não me levem a mal, não vejo nada demais em colocar esses nomes, como disse, acho lindo, mas não via minha filha com esses nomes. Meu signo é aquário tá :)

A atriz Penelope Mitchell
que interpreta Letha Godfrey
na série "Hemlock Grove"
Até que um dia, do nada, após terminarmos de assistir toda a série do Netflix "Hemlock Grove", meu marido foi pesquisar mais sobre a série na internet e viu o nome de uma das atrizes, ela se chama Penélope. E ele me disse: "E se a gente colocar o nome dela de Penélope?!" Na hora me soou tão diferente e eu NUNCA tinha pensado nesse nome, nem me lembrava dele. E é tão feminino, diferente, bonito, delicado e ao mesmo tempo forte. Só conhecia duas Penélopes de verdade, Penélope Cruz e Penélope Nova, além da Penélope Charmosa do desenho, do filme "Penélope" com a Christina Ricci e da banda Penélope. Só...

Mas antes fui consultar origem do nome, significado, personalidade e tudo que tinha direito. AMEI!

Não é que tinha encontrado o nome da nossa menina?! PENÉLOPE!

Pra quem gostou, vou colocar aqui algumas características desse nome:

Nome: Penélope

Sexo: Predominantemente Feminino

Significado: A que desfia tecido, a tecedoura, a fiandeira. Nome da esposa de Ulisses

Origem: Grega

Numerologia: Destino 
O seu caminho é brilhar. Vai querer chamar a atenção de quem estiver por perto com suas habilidades de cantora, bailarina, atriz. Quanto mais a sua plateia aplaudir suas performances, mais ela vai se esforçar, já que adora ser reconhecida. Não é uma criança materialista e não vai dar a menor importância para a mesada que receber. Ela não é de fazer fita quando está dodói e tem uma capacidade incrível de se recuperar.

Numerologia: Alma 
Pode beijar e apertar seu bebê à vontade, porque ela adora amor e afeição. Você não terá problemas para ensinar os valores para sua filhinha. Ela é bastante sensata e consciente do que deve ou não fazer. Se der uma bronca na primeira vez que ela bater em um amiguinho, logo aprenderá que isso não é certo. Irá organizar seus próprios brinquedos e terá apego a eles. Uma boa dica é ensiná-la desde cedo a dividir suas coisas com os amiguinhos, já que ela pode ser um pouco materialista.

Numerologia: Personalidade 
Ela é uma criança muito espertinha e perspicaz. Vai ter respostas rápidas e engraçadas para tudo e certamente vai te deixar orgulhosa com sua rapidez de raciocínio. A generosidade e o otimismo são seus pontos fortes. Saberá dividir suas coisas com os irmãos e verá tudo de um jeito bastante positivo. Ela não terá dificuldade de entender, por exemplo, que tomar uma injeção dói um pouquinho, mas vai ajudá-la a sarar mais depressa.

Então fica a dica para aquelas mamães que, como eu, morrem de dúvida na hora de escolher um nome para suas princesas ;)

UM CONSELHO!                                                              
Tem mamães que querem ser tão originais, mas tão originais e diferentes que acabam colocando nomes ridículos em seus filhos! E num fórum sobre nomes eu vi cada um! Dentre eles, uma mãe queria colocar o nome da filha de Vyada!!! Porque o significado era lindo. Gente! Por favor né! Talvez seja um nome comum em outro país, mas ela vai viver aqui no Brasil, e aqui esse nome tem um outro significado! Vamos pensar na vida daquela criança na escola, quando adulta no trabalho, nas gozações que ela poderá sofrer.

E tem aqueles nomes do tipo Rakellen Julyanni, Jennyffer Hauanny, Nathammy Keyssy... Gente, eu to inventando esses nomes, mas é mais ou menos isso que se vê por aí. É tanto "y", "h", "k", "n" e "l" repetidos que fica difícil saber como escreve, como se pronuncia, é uma mistura de nome estrangeiro abrasileirado. Ai, vira uma confusão. Nada contra nomes estrangeiros, existem muitos nomes estrangeiros bonitos, simples, de fácil escrita e fácil pronúncia, que ficam ótimos em português. Agora, ficar enfeitando nome?! Pra quê? 

Vamos pensar bem, ok mamães?!

Um Beijo!

14 comentários:

  1. Apesar de tudo isso, temos que ser compreensivas com nossos parentes, que também estão muito empolgados e felizes e só querem, no fundo, ajudar, participar, compartilhar... porque somos queridas para eles.


    Que bom que você pensa assim!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tive dois filhos , e sempre dizia que se tivesse uma menina colocaria um desses nomes: Antonella, Samira, Vicenza, Fabrícia, Sofia(significa sabedoria), Natália , Ariane, Sâmela, Sâmia, Liliane, Gabriela,Isabela , etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de Antonella e Vicenza :) Como disse, acho muitos nomes bonitos, mas não consigo ver minha filha com tais nomes.

      E você vai tentar mais uma vez pra ver se vem uma menininha?

      Excluir
    2. Olá Ana Paula, bem que gostaria , mas já estou com 53 anos e na menopausa.Rsss... O importante é você escolher o nome que seu coração mandar. Muitas felicidades Abs.

      Excluir
    3. Hahahaha.... O importante é que você já tem duas bênçãos né Sônia! :) Beijos!

      Excluir
  3. Quando a minha irmã caçula estava esperando a minha sobrinha , filha única e hoje com sete anos , ela e meu cunhado , aos seis meses aproximadamente de gravidez , criaram uma cantiga , com letra deles mesmo, mas com uma melodia já conhecida para o bebê. Eram palavras de ternura com aquela melodia daquela modinha "se essa rua , se essa rua fosse minha..." Então antes de dormirem , a minha irmã e meu cunhado acariciavam a barriga e os dois cantavam de uma forma bem sonoro e cheios de amor para o bebê.Bem , quando o bebê nasceu , alguns dias depois , teve um dia que o bebê começou a chorar e nada o consolava. Minha irmã , tentou de tudo para acalmá-lo .Cantou "nana nenê" e outras modinhas e nada! Foi então que ela se lembrou da musica que cantava para ela quando estava na barriga .. Quando ela começou a cantar , imediatamente o bebe parou de chorar.Ficou paradinho como se estivesse escutando algo que já lhe era familiar. E assim minha irmã fazia todas as vezes que ele começava a chorar. Aquela cantiga parecia que o acalmava . ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Isso é muito interessante né?! Já ouvi várias histórias de bebês que ouviam certa música ainda na barriga da mãe, e depois que nasceram se acalmavam com a mesma música...

      Excluir
  4. Katiuscia ´´e um nome muito bonito

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que linda a sua filha! Deus abençoe essa família tão linda!!! Abs

    ResponderExcluir
  7. Olá, desculpe comentar em um post antigo. Mas minha filhinha está para nascer e ainda está sem nome. Meu marido e eu estamos pensando em Penélope, por conta da estória da Odisséia mesmo. Ponderando prós e contras, chegou até nos o fato de o apelido poder despertar bullying. Pene, peni, pênis... =/
    Estou com medo de ser odiada pela pequena caso ela sofra na escola. Crianças as vezes são cruéis.
    A sua filhinha já recebeu apelidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselle não se pode pensar mto nisso. O nome é lindo.

      Excluir
  8. Se eu tiver uma menina colocarei um desses: Antonella, Barbara, Manuella ou Roberta. Se for menino será Martin ou Rafael.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...