23 de janeiro de 2012

Eles ainda podem ouvir

De vez em quando vou postar aqui alguns dos meus conteúdos do site Sobrenatural.Org. Vou iniciar com este que é muito emocionante...

Essa história quem me contou foi uma ex-professora da faculdade.



Havia um garoto, Cícero, que estava muito mal, em coma (não me lembro o que ele tinha). Minha professora era médica (pediatra) nesse hospital. Cícero não era paciente dela, mas ela sempre passava para dar uma olhada nele. Os médicos diziam que era só uma questão de tempo... ele morreria em breve. Ela não se conformou e passou a visitá-lo todos os dias e conversava com ele. Dizia coisas boas, que ele era forte e ia sair daquela, que ele era um menino bonito, contava coisas engraçadas, acariciava sua mão, beijava sua testa. Ela ficou sabendo que ele gostava de um certo quadro. Pediu à família que trouxesse então o quadro e colocou nos pés da cama dele, disse que o quadro que ele gostava estava lá. Ela falava sobre o quadro, comentava como era realmente bonito.... E assim foi por cerca de 2 meses!


Os médicos já não estavam gostando e falavam pra ela não dar falsas esperanças à família. Mas ela não deu ouvidos. Certo dia uma outra médica veio a ela e disse que o menino reagiu... ela não se cabia de felicidade!!! Ele estava melhorando!!! Porém, num outro dia um certo enfermeiro que não gostava que a minha professora ficasse falando com o garoto daquele jeito, disse ao lado de Cícero: "Pára com isso! Todo mundo sabe que esse garoto não tem chance nenhuma... ele vai morrer!!!"... A minha professora conta que naquela hora ela sentiu a maior vontade do mundo de ser homem (ela é bem baixinha), para dar um soco na cara daquele enfermeiro infeliz!!! Depois desse dia o menino voltou a decair! 

Ela ficou um final de semana sem trabalhar e não pode vê-lo. Quando voltou disseram que ele estava muito, muito mal já... Ela foi conversar com ele, dizer para não dar ouvidos ao que aquele enfermeiro tinha dito. Ela dizia: "Eu estou aqui com você agora!"... Qual foi o espanto quando o garoto abriu os olhos, olhou para ela e fechou novamente. Dias depois ele morreu...

Minha professora disse que sentiu naquele olhar uma mistura de gratidão e despedida.

Ela chora até hoje quando conta. Disse que é a maior prova que ela já teve de que a pessoa em coma ou "inconsciente" pode ouvir e sentir o que se passa ao seu redor.
________________________________

Se você é parente ou amigo de alguém que está nessa situação, ou se você trabalha em algum hospital seja como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, recepcionista, na limpeza etc... saiba que eles ainda podem ouvir! E leve esse caso como um humilde exemplo...

3 comentários:

  1. Noossa que lindo... Que me emocionei... Cara que orgulho de ter uma professora dessa...

    ResponderExcluir
  2. Tremenda falácia, estorinha pra boi dormir... Deveria ter mais respeito pela profissão de enfermeiro. Se vc exercesse sua profissão, pisasse num hospital, certamente saberia que de todas as profissões da saúde, a enfermagem é de longe a mais humana. A forma que trata o enfermeiro é desrespeitosa e distante da realidade holística da práxis desta profissão.

    Reflita mais antes de escrever.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. ou Sra. "Anônimo"... Por favor!!! Você está demonstrando tremenda ignorância ao me responder dessa maneira. Eu já trabalhei em hospital sim, inclusive dentro de uma UTI. Sei muito bem como é o trabalho de cada um lá dentro e para sua informação admiro e MUITO o trabalho de enfermeiros, inclusive quem mais me deu atenção e apoio dentro da UTI foi uma enfermeira chefe.

      Quem deveria refletir mais antes de escrever é você, pois não me conhece nem um pouco para tirar conclusões precipitadas.

      Eu apenas recontei aqui uma história relatada por minha professora. E que culpa tenho eu se AQUELE enfermeiro era um idiota?! Por acaso não existem profissionais de TODAS as áreas que são desagradáveis, insensíveis, pouco profissionais e nada humanizados? Existem médicos assim (e como existem!), fisioterapeutas assim, advogados assim... e a lista não tem fim!

      Não entendo o motivo de sua revolta e indignação. Só você conseguiu desviar o foco do relato que é muito interessante e bonito para uma "viagem" de desrespeito ao profissional enfermeiro.

      Ah! Tenha dó!

      "A forma que trata o enfermeiro é desrespeitosa e distante da realidade holística da práxis desta profissão."

      1º: Em momento algum "tratei" o enfermeiro de forma desrespeitosa aqui. Apenas contei um acontecido.

      2º: ..."distante da realidade holística da práxis desta profissão." Tá, agora acorda e volta pra Terra, em NADA você pode generalizar! Não dá pra dizer que todos os enfermeiros do mundo são ruins, nem que todos os enfermeiros do mundo são perfeitos! Nem enfermeiros nem ninguém, em nenhuma profissão!

      Enfim, o único desrespeito que vejo aqui é em seu comentário em relação a mim.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...