4 de janeiro de 2012

As melhores bandas são Britânicas

Esses dias estavávamos meu marido e eu conversando sobre bandas e começamos a reparar na "nacionalidade" dessas bandas e cantores, e percebemos que as melhores são britânicas! Já reparou?




São muitas bandas, então vou listar aqui apenas aquelas que mais gosto e acredito que a maioria conhece. Também vou colocar uma breve descrição sobre cada uma, principalmente para aqueles ou aquelas mais jovens que não tiveram a oportunidade de conhecer essas grandes bandas de verdade que fazem parte da História da música.



The Beatles - Formada em Liverpool em 1960 foi o grupo musical mais comercialmente bem-sucedido e aclamado da história da música popular. Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

The Rolling Stones - Formada em 25 de maio de 1962, é uma das bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, foram considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas e que decisivamente influenciaram na música pop e nos costumes.


Led Zeppelin - Formada em setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). Célebre pela sua inovação, com seu som pesado orientado pelo blues-rock, o grupo é freqüentemente citado como um dos grandes progenitores do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por fontes diversas e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.


The Who - Surgido em 1964, o grupo alcançou fama internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentações e passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos. Eles também são julgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock. No princípio de sua carreira a banda ficou famosa por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows.


Pink Floyd - Formada em Cambridge, Inglaterra, em 1965, atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovativas e shows elaborados. O Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo. A banda foi induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1996.


Black Sabbath - É uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente fixo. Embora às vezes, sejam classificados como uma banda de hard rock, Black Sabbath é considerado o pioneiro e também um dos primeiros grupos a tocar o estilo heavy metal ao lado de Led Zeppelin e Deep Purple e também contribuíram muito para o desenvolvimento deste tipo de gênero. Desde sua formação, foram vendidos mais de cem milhões de cópias dos álbuns.


Deep Purple - Formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Juntamente com Black Sabbath e Led Zeppelin é considerada uma das pioneiras do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus membros tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros. A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo. Foram listados pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.


Queen - Foi uma banda de rock que já vendeu mais de 300 milhões de cópias no mundo inteiro. Foi uma das mais populares bandas britânicas dos anos 1970 e 1980, apresentando-se com magníficas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial" (a crítica de hoje considera o Queen como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos), a banda tornou-se a das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury. A banda ficou sob a liderança de Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) após a saída de John Deacon (baixo), em 1997.


Sex Pistols - Foi uma célebre banda inglesa de punk rock, formada em Londres, no ano de 1975. Embora não tenham sido a primeira banda de punk do país, foram influentes por trazer o movimento punk do Reino Unido para a atenção mundial, e inspiraram diversos artistas posteriores de punk e rock alternativo. Sua carreira durou apenas dois anos e meio, e produziu apenas quatro singles e um álbum de estúdio, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols.







The Clash - Foi uma banda inglesa de punk rock formada em 1976 como parte da primeira onda do punk rock britânico. Além do punk, experimentou outros gêneros musicais, como reggae, ska, dub, funk, rap e rockabilly. As letras politizadas do Clash, sua experimentação musical e atitude rebelde tiveram uma influência profunda no rock, em especial no rock alternativo. Eles são amplamente referidos como "a única banda que importa", uma alcunha comercial originalmente introduzida pela gravadora do grupo, a CBS. Em 2004, a Rolling Stone classificou o Clash como trigésimo maior artista de todos os tempos.


Duran Duran - Formada no ano de 1978, em Birmingham. É a mais bem-sucedida banda dos gêneros New Wave e New Romantic, sendo uma das mais importantes dos anos 80. Liderou as aparições na MTV, comandando a "Segunda Invasão Britânica nos Estados Unidos". Além disso, eles colocaram 14 Singles no Top 10 Britânico e 21 na Billboard Hot 100, o que lhes rendeu uma vendagem de mais de 100 milhões de cópias por todo o mundo. A banda alcançou sucesso unindo música, arte, sensualidade, elegância e moda, o que lhes valeu o apelido pela imprensa de "os bonitinhos do rock". Além disso, foi pioneira ao ser uma das primeiras bandas a ter clipes filmados por diretores profissionais, com câmeras de 35mm. Em 1984, o grupo foi o primeiro a trazer a tecnologia de vídeo em seus shows de estádio.


Def Leppard - (O nome vem de Deaf Leopard, que em português significa Leopardo Surdo) é uma banda de rock formada na cidade Sheffield, Inglaterra, em 1977. Fez parte da geração chamada NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal, traduzindo para o português: Nova Onda Do Heavy Metal Britânico), porém tem outros estilos, como hard rock. É considerada uma das bandas mais populares do mundo e já vendeu mais de setenta milhões de álbuns mundialmente.



O Tears for Fears é uma dupla de rock surgida nos anos 1980, formada por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo). As músicas da dupla foram principalmente criadas por Orzabal, que no início se baseava na teoria do Grito Primal, do psicanalista Arthur Janov, que deu origem ao nome do grupo. O grupo se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos e obtiveram vários discos de ouro e de platina.





The Cure - Formada em 1976 em Crawley, Inglaterra. Robert Smith é o líder da banda e único elemento constante desde a sua formação, além de se manter responsável sozinho por sua direção musical, sendo produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista. Aclamados no final dos anos 1980 e princípio da década seguinte, com diversos álbuns que alcançaram grande exposição e popularidade, passaram a ser negligenciados pela imprensa na segunda metade dos anos 1990. Com a chegada do novo século, a banda foi reconhecida mundialmente como uma das mais influentes do rock alternativo moderno.


Iron Maiden - É uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM. O nome "Iron Maiden" ("donzela de ferro"), homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.
Com mais de três décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 85 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. Eles são citados como influência por bandas como Pantera, Sepultura, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater, Blind Guardian, Mystery, Slayer entre muitos outros. O Iron Maiden quase nunca canta sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas da banda, diferentes das outras bandas de Heavy metal, são baseadas na literatura inglesa e em fatos históricos, principalmente por Steve Harris ser um estudioso de história, principalmente egípcia, e o vocalista Bruce Dickinson ser formado no curso de história. Outro aspecto conhecido da banda é o mascote Eddie, que estampa a capa de todos os discos de estúdio e aparece nas perfomances ao vivo.


Motörhead - É uma banda de rock britânica, formada em 1975, na Inglaterra pelo vocalista, letrista e baixista Lemmy Kilmister. É conhecida pelo seu peso e velocidade, que influenciou muitas bandas de heavy, thrash metal e punk rock





Oasis - Banda de rock de Manchester, Inglaterra. O grupo começou em 1991 mas apenas surgiu no cenário mundial em 1994 como "marca" do tradicional rock britânico, que estava em baixa graças ao surgimento de outras correntes musicais, como o grunge norte-americano. A banda estabeleceu-se como uma das mais aclamadas dos anos 1990, não apenas pela sua qualidade musical, como também pelo comportamento peculiar dos seus membros, como por exemplo os confrontos com os media e as brigas entre os dois irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher.


Radiohead - É uma banda inglesa de rock alternativo, formada no ano de 1988 em Oxford. Os Radiohead lançaram o seu primeiro single, "Creep", no ano de 1992 e o seu primeiro álbum de estúdio, Pablo Honey, em 1993. Ainda que o single de "Creep" não tenha feito sucesso quando foi lançado, seu relançamento, no ano seguinte, fez da canção um hit internacional. A popularidade desta banda no Reino Unido aumentou com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, The Bends, em 1995. A textura atmosférica das guitarras e o falsete de Thom Yorke foram bastante aclamados por críticos e fãs.


Coldplay - É uma banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista principal Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London. A banda passou a se chamar "Coldplay" em 1998, antes de gravar e lançar três EPs. Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000.





Temos ainda (e não preciso descrever, pois certamente já conhecem bem): James Blunt, Adele, Amy Winehouse, Mika e Muse.

James Blunt, Adele, Amy Winehouse, Mika e a banda Muse - Sucessos de hoje nascidos na terra da rainha.

Com certeza deixei passar muita banda boa e muito cantor bom. Fãs de alguma banda/cantor(a) britânica que não foi citada por favor, não fiquem bravos... Como disse, coloquei as que EU mais curto e as provavelmente mais conhecidas.

É isso aí... Vamos ouvir uma musiquinha britânica?

Fonte: wikipedia

16 comentários:

  1. Você conhece uma banda Britânica chamada CREAM ?
    Sabe quem tocou nela ? Pois é essa faltou na sua lista !!!
    P.S.: O CREAM teve como integrantes Ginger Baker,Jack Bruce e Eric Claptom, sim ele mesmo mais ou menos nessa época se pichava nos muros de Londres "Clapton is God" sim foi considerado um Deus da Guitarra, engana-se quem acha que conhece Eric Clapton sem nunca ter ouvido o CREAM.

    ResponderExcluir
  2. *Le eu lendo e procurando Iron Maiden,até que de repente,acho*
    IRON MAIDEN *¬*
    Eu sou tão viciada em Iron Maiden que,já que meus pais não deixam eu comprar nada da banda,eu fico desenhando o Eddie toda a hora *-* E o Bruce Dickinson também ♥

    ResponderExcluir
  3. Realmente,as melhores bandas são britânicas.E os cantores também parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. De fato, esses dias tava falando sobre isso com amigos sobre isso. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. vc falou tudo, eu nem comparo as bandas britanicas com outras, elas são insuperáveis,e é porque vc esqueceu o CREAM do Eric Claptpon e os WINGS do Paul McCARTNEY

    ResponderExcluir
  6. vc falou tudo, eu nem comparo as bandas britanicas com outras, elas são insuperáveis,e é porque vc esqueceu o CREAM do Eric Claptpon e os WINGS do Paul McCARTNEY

    ResponderExcluir
  7. Faltou o SLADE..... influência para Clash, Pistols e Queen..... mas valeu!

    ResponderExcluir
  8. Faltou o SLADE..... influência para Clash, Pistols e Queen..... mas valeu!

    ResponderExcluir
  9. Jimi Hendrix Experience apesar do guitarrista é americano a banda é britânica, o AC/DC a banda surgiu na Austrália mas todos os integrantes exceto Phil Rudd são britânicos e os Bee Gees são da ilha Man (Reino Unido) mas gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Sempre reparei kkk sabe se tem algum livro com todas as banda britanicas abça bjus muito bom o blog vlw

    ResponderExcluir
  11. Ficou faltando, no hard, o Whitesnake, no metal, o Saxon, Carcass e Judas Priest, o The Kinks nos 60, mas a supremacia inglesa se dá mesmo no tecnopop, como Depeche Mode e a maioria das bandas dos 80, assim como no progressivo, nos 70, em bandas como Yes, Uriah Heep, Gentle Giant, e mais uma penca delas. O ROCK americano só prevaleceu a partir dos 90.
    A coisa fica ainda mais surpreendente quando nos deparamos com o fato de que a Inglaterra é parte de uma pequena ilha chuvosa.
    Sugiro ouvirem também a banda galesa Budgie, que faziam as capas de discos com homens com cara de pássaro.
    Face: alexauaugusto

    ResponderExcluir
  12. Esqueceu bandas importantes como U2, The Police, Dire Straits, Genesis, Bee Gees, Wham, yes, spice girls, smits, e artistas top como Elton John, eric clapton, ritchie, david bowie, etc, para muito a maior nação do rock, desbancando os estados unidos, pais muito maior, pela qualidade e quantidade e grandes nomes em relacao ao tamanho do pais, das 10 maiores bandas seguramente umas 7 ou 8 sao britanicas, isso ate os americanos reconhecem.

    ResponderExcluir
  13. Sei que são muitas e é normal pular algumas, mais U2 poderia estar aí. .

    Muito boa a matéria. ..

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...