10 de janeiro de 2012

Verão e o Filtro Solar


Devido minha formação em Fisioterapia e especialização em Fisioterapia Dermato-Funcional, creio que é meu dever passar para vocês algumas informações sobre Saúde. Aproveitemos então o VERÃO e vamos falar sobre Filtro Solar!

Vou começar explicando as radiação UVA, UVB e UVC emitidas pelo sol, de trás pra frente:

A Radiação UVC não ultrapassa a camada de ozônio. É muito perigosa e pode matar!

A Radiação UVB atinge a pele, a deixa vermelha e ardendo. Causa um bronzeamento indireto.

A Radiação UVA atinge camadas mais profundas da pele e ativa a produção de melanina levando ao bronzeamento, porém, ela alcança a derme e prejudica fibras de colágeno e elastina, o que acaba levando ao envelhecimento da pele!

E Atenção! Tanto os raios UVA como os UVB podem causar câncer de pele!



E a vocês, meninas que querem a todo custo ficar bronzeadas para o verão, ficar com marquinha de biquini e tal... lembrem-se que o bronzeamento artificial também envelhece a pele!

Antigamente (de 1970 a 1990) os filtros solares protegiam apenas contra os raios UVB. Assim você não ardia, e por isso se expunha mais ao sol, SÓ QUE a radiação UVA chegava e então começou uma onda de câncer de pele. Só depois de 1990 é que começaram a fazer Filtro Solar com proteção UVA e UVB. E isso deixa o produto mais caro, mas é FUNDAMENTAL! Além do que, na Terra chega uma concentração maior de radiação UVA do que UVB.


O que um Filtro Solar deve apresentar?
- Deve ter agentes fotoprotetores UVA E UVB;
- Ausência de corantes ou fragrância;
- Resistências à água;
- Agentes Físicos, principalmente aqueles com FPS mais elevados. Os mais comuns são: Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco.

O que é o FPS (Fator de Proteção Solar)???
Vamos explicar com exemplos...
  • FPS 10 = significa que se você leva 10 minutos (uma variável, pode ser 5 minutos, 20 minutos... varia de pessoa pra pessoa) para ficar vermelha ao sol sem protetor solar, com o protetor FPS 10 você vai demorar (10min x 10fps = 100) 100 minutos para ficar vermelha.
  • FPS 15 = 10min x 15fps = 150 min (2horas e 30 minutos)
  • FPS 30 = 10min x 30fps = 300 min (5 horas)
PORÉM, o FPS é importante, MAS é preciso proteger contra o UVB e TAMBÉM o UVA. Porque a vermelhidão e ardência é só pelo UVB, com o qual o FPS está relacionado.

Que FPS usar?
Tem gente que quer SUPER se proteger do sol e compra o Fator 50, ou 100! Tudo bem pra quem quer passar no rosto e tem alguma afecção, ou tem recomendação médica. Lembrando que o Protetor Solar fica mais caro conforme aumenta seu FPS.

Mas você sabia que a capacidade de bloquear a energia solar aumenta em 4% do FPS 15 (bloqueia aproximadamente 93% da radiação) para o FPS 30 (bloqueia aproximadamente 97% da radiação)??? E a partir do FPS 30 para os fatores mais altos aumenta apenas 1% ???

Então, para um uso diário, se você é uma pessoa sem nenhuma afecção, o FPS 15 é ideal. E se for se expor mais ao sol, use no mínimo FPS 30.

Nos Filtros Solares manipulados o FPS é sempre "aproximado", porque não é feito teste.

Os filtros solares não devem ser absorvidos pela pele, quanto mais penetrar menos irá proteger. Os de bebês são os que tem menos absorção. Aqueles com mais óleo em sua formulação são mais resistentes à água.

Falando em água, dizem que o Filtro Solar deve ser aplicado na pele meia hora antes da exposição solar. Na verdade, ele só precisa ter tempo de secar na pele para então estar protegendo. O Bom mesmo é que o filtro solar seja passado antes de sair de casa. Pois ao passá-lo já na praia, ou na rua, ou na piscina, convenhamos, você já suou, já se expôs ao sol e tudo mais.... É ideal que ele seja reaplicado várias vezes durante o dia, principalmente após nadar, transpirar intensamente, praticar esporte, tomar banho...

Vale lembrar que nesse verãozão, o uso de roupas e acessórios, como lenços, chapéus, bonés, cangas, camisas também auxiliam na proteção solar.


MENINAS: O melhor tratamento para o envelhecimento da pele é a PREVENÇÃO!!! Então comecem desde cedo!

DICA: NUNCA tomem sol no rosto!!! Só no corpo e por 10 minutos no dia; E para um bebê, 10 minutos de sol das 9h da manhã por dia está bom!.

O Sol é bom! Só não podemos exagerar, como em nada na vida, não é mesmo?!

Para finalizar, vou deixar aqui algo REAL para que vocês, principalmente meninas, reflitam:

Toda vez que estiverem tomando sol, lembrem-se: Estou envelhecendo minha pele, estou envelhecendo minha pele...

Recomendo os protetores da Nívea, que são bons e tem preços acessíveis. Separei alguns produtos bem básicos para o verão. Vejam:

1. Protetor Solar Nívea Sun FPS 30 / 2. Protetor Solar Facial Nívea Sun FPS 50 / 3. Hidratante corporal Nívea Soft Milk / 4. Hidratante Facial Nívea Visage Young Control Shine / 5. Hidratante labial Nívea Fruity Shine Morango com FPS 10 / 6. Óculos de Sol Ray Ban Jackie Ohh III RB4113 Vermelho Degrade / 7. Chapéu de palha aba larga / 8. Saída de praia linda e moderna.







































Acima estão protetores solar para corpo e rosto (porque tem diferença SIM!) para usar na paria, piscina, camping; Hidratante para corpo e rosto também, para usar depois que saiu do sol, depois de um bom banho; Hidratante labial para todos os momentos, pois tem FPS também; Óculos de sol para proteger os olhinhos; Chapéu de palha com abas largas, super na moda, lindo, para ajudar na proteção contra o sol e uma linda saída de praia, para aqueles momentos em que não vai ficar tomando sol, ajuda a proteger também.

Use protetor solar diariamente, assim como escova os dentes! (Isso também serve pra mim...)


Beijos ensolarados!!!

2 comentários:

  1. Comprei um protetor,fator 50,uso até nas orelhas.
    Tomara q proteja.=P

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Eguinaldo! E não é ATÉ nas orelhas, é quase que "principalmente" nas orelhas. É uma partezinha que poucos dão importância de passar protetor, só que é pele como em qualquer parte do corpo e super exposta ao sol (principalmente em quem tem cabelo curto). Por isso a orelha é uma campeã na incidência de câncer de pele! CERTÍSSIMO em passar protetor nas orebas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...